O Café Coado

Escrito por Luís

Café coado. É a forma de extração de café mais utilizada pelos brasileiros, um café coado bem feito não tem nada igual.
Os preparos são simples: dosagem do café moído e da água, aquecimento da água, passagem pelo café e pronto! Mesmo sendo simples não pode ser feito de qualquer jeito.
Seguem algumas dicas de como preparar seu café coado da maneira mais correta, segundo nós mesmos, do Luís Cafés Especiais, após inúmeras experiências.
Primeiro, faça o café na medida certa, o que quero dizer, meça o volume da água e a quantidade de café moído. Vamos adotar instrumentos fáceis, que todos temos em casa: uma colher de chá, um copo americano (esses de requeijão), suporte e filtro de café padrão 102 (padrão “Melitta”). Uma colher de chá possui por volta de 10g de café em moído e o copo americano tem como capacidade 190 mL.
O suporte e filtro 102 são utilizados para o máximo de 300 mL de água. Se quiser passar mais café deverá repetir o método. Não recomendamos fazer mais de 300 mL de uma vez, isso provoca demora no processo de extração do café, expondo mais compostos de amargor na bebida. Ou seja, faça de 300 Ml por vez.
Então vamos para as medidas. Para 300mL de água podemos extrair cafés com 3 intensidades diferentes: suave, médio e intenso. Aqui chamo sua atenção: essa intensidade não se refere a amargor, mas sim ao realce das características do seu café. Se seu café é muito amargo e não apresenta nenhuma outra característica, como por exemplo aromas de cacau, mel, laranja, amêndoa entre outros eu recomendo fortemente que experimente outras marcas de café. Que tal a nossa!? Conheça nossos cafés.
Para alterar a intensidade do café é preciso alterar a quantidade de café moído. Em valores isso representa: suave = 30 g para 300 ml; médio = 37,5 g para 300 ml; intenso =50 g para 300 mL.
Trazendo isso para nossa realidade serão: 30 g (suave), 37,5 g (médio) e 50 g (intenso) representando na nossa cozinha 3, 4 e 5 colheres de chá, respectivamente. E, 300 mL de água é aproximadamente 1 copo americano e meio de água.
Outro ponto importante é sobre o aquecimento da água. Nunca devemos utilizar água fervendo sobre o café, pois provoca a extração de compostos não agradáveis ao paladar, queimando o café. O melhor momento da água é quando após entrar em ebulição (cheio de bolhas grandes de água), desligar o fogo e aguardar 1 minutos, a água ficará “calma” novamente., o que nos diz que a temperatura da água está pouco acima dos 90 °C, o ponto melhor de extração do café é a 93°C.
Agora tudo pronto, vamos passar o café! De início procure molhar todo o café moído, assim formará os canais de água, como um aspecto de “lama”. Em seguida pode colocar o restante da água, sentir o aroma agradável que perfumará sua casa e pronto, agora é só saborear.

 

Sempre buscamos o melhor para te oferecer!
Conte conosco.
Acesse nossos produtos!

Luís Cafés Especiais    |    Contato

Desenvolvido por Luís – 2019